Como instalar e ligar fogão e forno eléctrico

Um atributo popular da cozinha moderna - built-in fogão e forno. Nos últimos tempos, mais e mais consumidores preferem os modelos elétricos que as contrapartes de gás superiores em termos de funcionalidade. Instalar os aparelhos deterá. A principal coisa - calcular corretamente a localização da instalação e cuidados de fiação de alta qualidade que pode suportar linhas de alta carga.

  1. Requisitos da fiação que conecta aparelhos de cozinha
  2. Instalação e comissionamento do fogão
    • Preparação do local para a instalação de
    • Layout e selecione um método de conexão
    • Instruções fogão conexão
  3. Os tipos de armários embutidos sobre o método de instalação
  4. Montagem e conexão do forno
    • Calcular o tamanho "caixas" sob o forno
    • Instalação e ligação à rede
  5. Seleção de utensílios de cozinha: conselhos de especialistas
  6. Fogão Elétrico: reparar suas próprias mãos

Requisitos da fiação que conecta aparelhos de cozinha

Antes de instalar uma placa de latão ou fogão deve prestar especial atenção à qualidade da fiação. É necessário ter em conta os pontos-chave:

  1. Ligação do forno e do fogão deve ser realizada através do aterramento elétrico. O cumprimento desta condição é fácil de verificar - no soquete / conectar o dispositivo deve ser três ou cinco contatos elétricos para 220V e 380V, respectivamente. Em edifícios mais antigos, este requisito não é sempre cumprida. Por isso, é necessário estabelecer um novo cabo. Os cabos eléctricos devem ser ligado à caixa de junção através de RCD (dispositivo de corrente residual).
  2. Ligar baixo equipamentos de energia (cerca de 2,5 kW) pode ser disponibilizada para a rede que satisfaz os requisitos acima descritos. Sob fornos de alta potência ou fogões montagem desejável linha separada.
  3. secção do cabo recomendada - 6 mm.kv. Este condutor de lidar com uma carga longo de 10 kW. Máquina de classe protecção óptima - C 32. Quando a instalação do forno ou da placa incorporado energização eléctrica a 8 kW pode salvar um pouco afastado e 4 mm de espessura máquina de cabo - C 25.
  4. Um tipo adequado de cabo - NYM ou VVGng. Quando você compra deve definitivamente verificar o diâmetro do condutor. Para uma espessura de arame de 4 mm deveria ser 2,26 milímetros, para o cabo de 6 mm - 2,76 milímetros.
  5. Parâmetros RCD um item deve exceder o disjuntor nominal. Por exemplo, a máquina de 32 E é necessário ligar o RCD é de 40 A.

Importante! Ligação à terra aparelho eléctrico garante o funcionamento seguro do dispositivo.

Instalação e comissionamento do fogão

Preparação do local para a instalação de

Tocar no painel sobre a bancada da cozinha terá as seguintes ferramentas:

  • furadeira elétrica;
  • chave de fenda;
  • -cabeça elétrica;
  • faca de construção;
  • régua e lápis;
  • selante de silicone.

Instalando um fogão eléctrico com as mãos na seguinte ordem:

  1. Medir as dimensões das técnicas básicas ou ver as informações fornecidas nas instruções fornecidas com o equipamento. Como regra geral, a documentação especifica as bancadas colaterais mínimos. Sua extremamente reduzir a indesejável porque durante a operação material pode quebrar.
  2. Sobre a mesa para desenhar os contornos da colocação de placas embutidas.
  3. Perfurar um furo que vai servir como um ponto de corte de partida.
  4. Situado em um quebra-cabeça serrar com um pente de dentes finos, cortá-lo e moer para a fatia de marcação.
  5. Limpe a superfície dos chips e fazer a placa.
  6. Fatia selante processo ou vedante auto-adesiva de cobertura. Para proteger os tampos de flutuações de temperatura é ainda mais desejável a utilização de uma fita de alumínio.

Próximos passos - superfície de instalação do orifício preparado e de ligação para as linhas eléctricas arte de acordo com o esquema.

Para sua referência. esquema eléctrico detalhado é mostrado com o lado de trás da placa de cozinhar eléctrico (queimador, incorporado).

Layout e selecione um método de conexão

circuito de entrada para os painéis uso de cozinha e fornos em edifícios de apartamentos requerem o uso de uma única fase - rede de 220V. No setor privado às vezes é aconselhável organizar uma rede trifásica - tal conexão redistribui a carga na operação de vários queimadores em 3 fases.

Designação no diagrama:

  • 1L, 2L, 3L - fase;
  • N - condutor neutro;
  • código de terra ou PE - ligação à terra do aparelho.

Ligar a placa para a fonte de alimentação é realizado por um dos seguintes: um tampão ou obturador / potência com a caixa de terminais.

Na primeira versão, é necessário escolher corretamente o soquete e plug. Placa 7-8 kW corresponde a uma corrente de 32-38 A ficha deve manter a secção de fiação 4-6 mm.kv. Muitas vezes, para ligar o conector de placa usando RSH / HS-32. Tal pacote é aplicável em um, dois e rede trifásica.

Conselho. É aconselhável a utilização de kit ready-made, como o garfo de um fabricante pode não ser adequado para outra tomada.

Preferência é melhor dar um modelos de plástico branco - eles são melhores do que karbolitovymi preto. elementos estruturais não são diferentes, a fim da ligação são a mesma.

Conexão via terminais muitos consideram a mais simples e mais confiável. Na placa de termocura de plástico encontram-se vários pares de contactos e grampos de parafuso. Cablagem ligado a dois lados opostos, observando-se o código de cor. Os blocos terminais são seleccionados de acordo com o aparelho de alimentação.

Instruções fogão conexão

Colocação em caixa de painel eléctrico através das saídas terminais depende da fase da linha número. Se o cabo de três fios é colocado, em seguida, aplicar um diagrama de cablagem de fase:

  • jumpers de cobre conectar terminais №1, â2 e №3; a ele ligado fase condutor (preto, branco ou castanho);
  • zeros (â4 e â5) ligados ao fio de zero (azul);
  • para PE (terra) para ligar o fio verde-amarelo apropriado.

Quando a ligação a quatro fios de duas fases é utilizado. Sua conexão é feita da seguinte forma:

.yap-título-block__text, .yap-título {
font-size: 17px importante ;!
}
# Yap-Ya_sync_2-vertical .yap-título-block__text {
font-size: 17px importante ;!
}

  • fio №1 e №2 em ponte, ligá-las condutor de fase;
  • №3 terminal para ligar um segundo condutor de fase;
  • Â4 №5 terminais e interconexão por uma ponte, então ligar-lhes condutor neutro;
  • prender o fio de terra.

cabo de cinco núcleo é utilizado para a ligação de três fases. Neste caso, o terminal de №1, №2 e №3 conectar com três condutores de fase, o procedimento seguinte é semelhante ao anterior.

Connection Algoritmo plugue de alimentação para as superfícies de cozinha de cozinha:

  • Desmontar forquilha soltando o parafuso de fixação.
  • O mecanismo do conector para fixar cabo e apertá-lo cintas.
  • Remover os fios com isolamento de 1-1,5 cm e veias limpas.
  • Fixar os terminais de ligação na bucha de acordo com o esquema. fios desencapados não tem que ir para fora do terminal.
  • Recolhe-se o compartimento de tomada e apertar o parafuso.

Ligar um fogão eléctrico com suas próprias mãos: video

Os tipos de armários embutidos sobre o método de instalação

De acordo com um método de instalação de fornos de recesso são divididos em independente e dependente. Funcionalmente, elas não diferem entre si, mas a instalação de várias tecnologias diferentes.

modelos dependentes são fornecidos com um conjunto da placa. As áreas de trabalho estão ligados por fios, ter um único painel de controle, que está geralmente localizada na parte frontal do forno. armários dependentes são compactos, o que é especialmente importante para as pequenas cozinhas. No entanto, quando a compra é necessário ter em conta que em caso de falha do painel de controle não funcionam mais, ambos os dispositivos.

Independentemente tem a capacidade de instalar separada da superfície de cozimento. Tal dispositivo vai ser colocado em qualquer lugar na cozinha.

Características distintivas dos modelos independentes:

  • escolha ilimitada de localização para a instalação do forno;
  • a oportunidade de recusar a placa - modelos modernos são equipados com funções do forno de cozinha para um casal, degelo, etc;.
  • o alto custo do equipamento.

Montagem e conexão do forno

Calcular o tamanho "caixas" sob o forno

Fabricantes desenvolveram um padrão único utensílios de cozinha que permite facilmente instalar a seção de alojamento forno atribuído ao fone de ouvido. A principal coisa com a instalação - ajustar a posição da uniformidade do forno. desalinhamentos menores pode reduzir a eficácia do aquecimento. Nivelamento é feito através do ajuste da altura das pernas, usados ​​para controlar o nível do edifício.

Para proteger o dispositivo de superaquecimento e falha prematura da instalação deve levar em conta uma série de nuances:

  • a distância ideal entre o corpo de base para o andar - 8 cm, mas não inferior a 5 cm;
  • intervalo de ar em torno do perímetro do forno - de 5 cm;
  • distância para a parede traseira - 4 cm.

Importante! Ligar um gabinete de forno elétrico através da extensão proibida. É necessário fornecer uma saída separada.

Instalação e ligação à rede

Depois de preparar o local e "encaixe" para a instalação do forno pode começar a se conectar à rede. Se a placa não exceda a capacidade de 3,5 kW, que pode ser ligado através de uma tomada convencional. Caso contrário, é necessário prestar mais atenção para a nova fiação e escolha de saída.

procedimento de conexão:

  1. Desligue a fonte de alimentação.
  2. Se o forno não está sobre o cabo é alongado, é necessário remover a tampa da caixa, a abertura do acesso para o bloco de terminais.
  3. Escolha a seção desejada do cabo e ligar os fios aos terminais adequados. Composto realizada utilizando ligações em ponte. diagrama de ligação dos fios detalhado é mostrado nas instruções para a técnica.
  4. cabo executar interface com disjuntor e RCD - estes elementos têm de ser montados separadamente para o forno eléctrico.
  5. Para ligar o forno para a RCD e a máquina irá exigir um cabo de cobre com um diâmetro de 4 mm. A conexão é feita através do procedimento padrão.

Fogão Elétrico: reparar suas próprias mãos

A falha mais comum é o painel elétrico - unidade não aquece ou não funciona, um dos queimadores. Neste caso, o auto-eliminação de ruptura é reduzido para as acções seguintes:

  1. Verifique a tensão na saída. Muitas vezes, ele se resume esta elektrotochka.
  2. Inspeccionar o bujão e o cabo. Após a detecção de danos mecânicos e substituir o tampão é suficiente.
  3. Se os passos anteriores não resolveram o problema, é necessário remover a placa. Pré-necessidade de desligar os fios e remova o suporte de montagem.
  4. Verifique a funcionalidade do transformador e fusível térmico. Isso vai exigir um multímetro. Na ausência de tensão, ou a sua diferença em relação ao nominal - instalar novos elementos.
  5. Verifique os fios de ligação em todos os pontos: switches, bloco de controle ou termorreguladoras queimadores.

Conselho. multímetro alternativa acessível - Indicador chave de fenda.

As causas mais comuns de falha do fogão eléctrico 2, 3 e 4 bocas:

  • fusível queimado devido a picos de energia - instalação de dispositivos de proteção na sobretensão da rede resolver este problema;
  • um circuito aberto no PETN leva a ruptura de um dos queimadores;
  • falha do sensor - o resultado do cuidado impróprio e uso;
  • sobreaquecimento da superfície - termostato defeituoso.

Seleção de utensílios de cozinha: conselhos de especialistas

Ao escolher a placa é necessário comparar os principais parâmetros da tecnologia:

  1. Determinar precisa placa dependente ou independente. No primeiro caso, a gama de produtos é significativamente reduzida.
  2. A segunda importante material de fabrico da placa de selecção do ponto, em geral, e em queimadores particulares. Fundido espiral ferro barato mas longo aquecida e consumo de energia. Muitos acreditam que as melhores fogão eléctrico - uma cerâmica vítrea. Suas principais vantagens: criatividade design e alta taxa de aquecimento. cerâmica progressivas opção de vidro - superfície de indução, caracterizada pela eficiência de energia.
  3. placa funcional. Disponibilidade de opções adicionais faz o cozimento mais rápido e mais conveniente. Bem, se a placa está equipada com: timer, função de aquecimento, energia de reserva e disparo proteção.
  4. Número de queimadores é determinada a partir da intensidade de uso do fogão de cozinha e dimensões. Fogão eléctrico de 4 bocas - a versão clássica, adequada para famílias, acostumado a comer regularmente em casa. Tudo para uma pequena área de trabalho, você pode escolher um modelo de 2 bicos compacto.

cooktops elétricos: melhor. Recomendações a escolha da superfície de trabalho.