Anodização em casa

A protecção contra a ferrugem e a corrosão exige que cada metal, incluindo alumínio, que é muito frequentemente utilizado nas leigos casa. Se criar sobre a superfície de uma película de óxido de alumínio densa e espessa, isso seria suficiente para inibir adicionalmente a corrosão que é produzida no processo de anodização de alumínio. Mais mecanicamente filme forte e resistente obtido pela baixa temperatura camada fina de anodização de alumínio, e o que vai fazer.

conteúdo:

  1. questões de segurança
  2. trabalhos preparatórios
  3. Produção de eletrólito
  4. regimes de tratamento
  5. anodização Bath
  6. O processo de anodização

questões de segurança

Passe anodização de qualidade em casa - simples. Mais seguro e mais confortável para se envolver neste trabalho na rua ou na varanda. No processo, você vai encontrar alguns momentos perigosos para a saúde.

Ácido é coisa muito corrosivo. Embora esteja em uma forma altamente diluída e está em contacto com a pele é apenas um leve coceira, mas se ele recebe em seus olhos - podem causar ferimentos graves! Porque é desejável operar em aço anodização óculos de protecção e ter sempre à mão um balde de água ou de uma solução de soda leve.

Durante a anodização, processo de selecção é realizada em um ânodo de oxigénio e o cátodo - hidrogénio. Após mistura desses gases são conhecidos para formar gás detonante, que em princípio é o mesmo que dinamite. Portanto, quando anodização dentro de casa pode ser morto pela primeira faísca.

trabalhos preparatórios

Lembre-se que os itens após anodização se tornam maiores em tamanho. A espessura da camada protectora do ânodo é tipicamente de 0,05 milímetros. Por exemplo, um segmento que enovelados antes, após o processo de anodização geralmente paragem de torção, como o parafuso na porca, neste caso, seria mais perto de 0,2 milímetros. Um polonês anodizado quase impossível.

É útil para polir o produto para um acabamento espelhado no polimento círculo. Assim, ganhar fortemente detalhes de estética e reduzir a probabilidade de pelo anodização "burnout." A propósito, a camada do ânodo não mascarar os defeitos de superfície - que será visto e tratado artigos.

Antes da galvanoplastia de alumínio deve ser bem desengorduradas. Não é necessário para manter o metal em uma soda cáustica quente ou de potássio, como recomendado na tecnologia fábrica porque marcadamente deteriora o acabamento da superfície. É melhor usar um pedaço de sabão e uma escova de dentes, porque você vai trabalhar com pequenos detalhes. Primeira lavagem do produto em água quente, em seguida, no frio.

Muito actua eficazmente detergente: deve ser dissolvido em água quente em um recipiente de plástico. Em seguida, a ser vertida para o produto e um bom vaso de agitação. Depois de lavar as peças cuidadosamente secas de ar quente. Não se preocupe com os pequenos traços de gordura: depois de desengorduramento produto na mão, você pode tomar, porque a camada de gordura com os dedos imediatamente oxidado pelo oxigênio.

Produção de eletrólito

O electrólito para a anodização é em casa em solução de água destilada de ácido sulfúrico. Você também pode usar água da torneira, mas se você pode tomar um destilado - é melhor para escolhê-lo, porque, no primeiro caso um pouco estraga a uniformidade do processo - a distribuição da densidade de corrente na superfície da peça.

O ácido sulfúrico é bobagem fazer a si mesmo, mas a água destilada - muito fácil! Se há neve ou chuva lá fora, o gelo no congelador está sempre lá. Produzir água destilada e ácido sulfúrico pode ser um local peças auto loja, porque estes ingredientes são usados ​​para atender a bateria do carro.

No entanto, não são vendidos ácido diluído para uma densidade de 1,27 gramas por centímetro cúbico, intitulado "O electrólito para um acumulador de chumbo". É preciso misturar o electrólito com água destilada numa proporção de 1: 1.

Se você pegar uma lata padrão de 5 litros com o eletrólito e a mesma quantidade de água, o resultado que obtém 10 litros de solução para anodização. Isso é suficiente para peças pequenas e de grande custo o dobro desse valor.

Note-se que, quando misturado com ácido água será atribuído um lote de calor. Se você derramar água em ácido, de imediato, ferver, espirrar na cara! Por conseguinte, recomenda-se a derramar um electrólito num recipiente de água, numa corrente fina, enquanto se agitava continuamente com uma vareta de vidro. E é melhor usar óculos de segurança! Quando o ácido entrar em contacto com a roupa ou a pele, lave imediatamente a seguir com água e lave com uma solução de refrigerante.

regimes de tratamento

anodização a temperatura do processo é de metal -10 - 10 graus Celsius. Crescer uma camada inferior a -10 muito bom, mas não o suficiente tensão, a qual é dada alimentação de energia, para manter a corrente necessária. Acima de 10 graus a película protetora que será formado, mas ele vai sair instável e incolor.

No entanto, recomenda-se para parar o processo de anodização mesmo em 5 graus acima do zero. E aqui está a coisa no canto do banho e na superfície do componente existem temperatura diferente, e lançou uma grande quantidade de energia na forma de calor durante a anodização.

Mas se não for fornecido com elektrolita mistura forçadas, você não pode acreditar o termômetro! No entanto, o electrólito é continuamente agitada, colher, bomba de ar, que é necessário para igualar a temperatura na superfície de produtos de alumínio. Caso contrário, os detalhes sobre a forma de hot spots, e então - e avarias rastrav detalhes.

A densidade de corrente do ânodo devem estar dentro de 1,6 - 4 amperes por decímetro quadrado. Em tais limites vai aumentar camada anódica proteção colorida e densa bonito. Melhor densidade de corrente doderzhivatsya de 2 a 2,2 ampères / dm2. Uma intensidade de corrente inferior irá subir lentamente revestimento netolstym. Na maior amperagem do que 4 ampères / dm 2 pode ser uma avaria eléctrica, e o produto irá rapidamente rastravlivatsya.

A densidade de corrente de cátodo deve ser baixa. Quanto menor a pontuação, o melhor, porque proporciona um modo de distribuição de densidade de corrente uniforme e suave na superfície da peça de trabalho, especialmente se for grande. Portanto, notar que a área de terminação do cátodo deve ser duas vezes maior que as partes da área (ânodo).

O processo de anodização perfil de alumínio não especifica valores de tensão de ânodo ao cátodo. No entanto, se a sua cadeia tem uma resistência não-zero, a tensão necessária uma fonte de alimentação decente. É desejável que você use uma fonte de alimentação com várias tensões de saída. Aqui está o porquê.

A camada de protecção, que cresce no artigo isolador. À medida que aumenta constantemente aumentando sua resistência elétrica. A fim de manter a densidade de corrente desejada ao longo de todo o processo tem de ser ajustado várias vezes a amperagem através do resistor variável.

No entanto, a tensão pode não ser suficiente quando a camada do ânodo é suficientemente espessa. Neste caso, você precisa adicionar tensão. Portanto, a fonte de alimentação deve fornecer, pelo menos, duas tensões de saída.

anodização Bath

Antes do trabalho necessário para preparar o equipamento para anodização. Normalmente, vários banhos necessários: para o tratamento de peças pequenas, ao invés produtos curtos e longos. Eles devem ser feitas de alumínio. Uma concretização adequada é também de polietileno. Como uma pequena capacidade pode ser usado um recipiente de alimento ou de um longo vaso de flores de plástico.

A parte inferior do tubo de plástico e as paredes desejavelmente folhas de cobertura de alumínio. Um padrão pode ser cortado e improvisada curvatura "capacidade" de uma folha de alumínio. O ponto de esta é para garantir a densidade de corrente uniforme em todos os lados do produto.

.yap-título-block__text, .yap-título {
font-size: 17px importante ;!
}
# Yap-Ya_sync_2-vertical .yap-título-block__text {
font-size: 17px importante ;!
}

Bath deve diferir habitação bem isolada, ou de outra forma eletrólito será que vai ser aquecido muito rapidamente, e ele terá de ser substituído mais frequentemente. A solução mais simples seria gravar uma espessa camada de espuma de banho - 2-4 centímetros. Você também pode corrigir o banho dentro da caixa e preencher a lacuna de espuma de construção.

Depois disso, você pode fazer o seu banho de um cátodo de chumbo. Ela pode ser feita a partir de uma folha de chumbo, remover o último com cabos eléctricos de espessura. Recorde-se que a área do cátodo deve ser duas vezes a área de superfície da peça de trabalho. Isto não inclui a superfície do cátodo que está encostado a uma parede. A placa do cátodo deve apresentar uma saída de gás.

Você pode coletar um terminal cátodo de várias peças, se não houver um. Peças é recomendado para soldar um poderoso ferro de soldar, com uma costura de espessura ao longo das juntas. Tente para o catodo repetindo itens de configuração superfície virada aos mesmos. A conclusão da tira de contacto do banho, fazer o mesmo material. Embora também seja comum a utilização de fio de cobre de espessura e isolamento. Lugar de solda isolar o selante de silicone.

O processo de anodização

Assim, em uma banheira de plástico, de ter preenchido o eletrólito, a saída tem uma fonte de alimentação com uma corrente. Para regulação de corrente para o circuito quando a anodização de titânio ou de fio de alumínio ligar resistência variável. No recipiente 2 são um objecto: uma placa de cátodo e um ânodo - uma peça de trabalho. Ao aplicá-las para a seleção atual e o oxigênio começa a crescer camada protetora anódica.

Quando você cria o contato elétrico de alta qualidade entre a liderança eo trabalho você vai observar oxigênio micro-bolhas que sobem lentamente ao longo de toda a superfície do produto. Seu diâmetro é extremamente pequeno, para eles lembram volutas de fumaça. O tempo de processamento é necessário para controlar o visual - em detalhes de cor.

Para peças pequenas é de 20-30 minutos para grandes produtos - uma hora e meia.
Depois da peça é completamente coberto com revestimento de cor azul-cinzento, que devem sair de um banho, lave sob água corrente da torneira fria e limpa com cotonete humedecida em solução forte que permangânico para remover subprodutos da reacção. A superfície deve ser brilhante, cinzento claro, liso.

Após as casas processo de anodização alguns produtos se tornam acabamento fosco escuro, tudo depende do modo de anodização. Para a coloração de produtos anodizados mergulhe-os em solução corante de anilina, que é aquecida a 50-60 graus Celsius. Antes de filtro operando a solução, porque pequeno sedimento não dissolvido de corante capaz de formar um ponto na superfície do metal. A intensidade da cor é geralmente não mais de 15-20 minutos.

Uma vez que a cor bonita item adquirido e uma camada protectora sólida, não solto, ele deve ser corrigido. O facto de este revestimento é sobre o nível micro tem uma estrutura porosa que é permeável ao ar e à água. uma camada de metal, tal está bem protegida contra danos mecânicos, mas fraca contra química.

Existem vários métodos que ajudam a fechar os microporos. O mais fácil - ferver depois de anodização partes em uma panela em água por meia hora. É melhor utilizar a água destilada. Além disso, você pode manter os detalhes de um banho de vapor, e por meia hora.

Você já sabe que existem várias tecnologias de anodização de alumínio e partes dele. Eles diferem em termos do fluxo de trabalho, e para ser mais específico - elektrolita a temperatura, que é o principal factor que afecta a qualidade da camada de protecção do ânodo. Em casa, a anodização frio opção preferida, pois neste caso o revestimento é obtido e como um mais grosso, e adquire a cor bonita item e brilho.


Like this post? Please share to your friends: